Lisboa - a cidade de moda
Para se conhecer bem Lisboa, é preciso fazê-lo a pé, subindo as suas colinas para o ver de cima. O Castelo de São Jorge, embora muito turístico, é ideal para ver a cidade com os seus pés no rio Tejo. O miradouro de Santa Catarina é outra possibilidade, e para quem não se incomoda com cemitérios, o miradouro do Cemitério dos Prazeres proporciona umas vistas fantásticas.
Um lugar é melhor compreendido quando conhecemos os seus aromas, e achamos que o melhor lugar para isso são os mercados. O mercado da Ribeirinha está muito na moda neste momento, mas na nossa opinião, perdeu alguma da sua autenticidade e consideramos que os mercados de Arroios ou da Ajuda são melhores opções.
A cidade de Lisboa está dividida em bairros, cada um com a sua própria peculiaridade:
Chiado e Baixa Pombalina: este é o coração pulsante de Lisboa. Cheio de lojas, pessoas de um lado para o outro e muito barulho. Hoje em dia, muitas das ruas desta zona são pedonais e ligam-se a várias praças monumentais, tais como o Rossio, Praça do Comércio e Praça do Município. Deve ser visitado, mas a um ritmo acelerado. Descobrimos uma seleção de B&Bs encantadores neste bairro de Lisboa, bem como apartamentos de férias muito agradáveis e alguns dos melhores hotéis de luxo.
Graça: este é um bairro diversificado onde as casas nobres coabitam com edifícios mais modestos. Está localizado junto ao emblemático Castelo de São Jorge, conhecido pela magnífica vista que oferece aos seus visitantes. O bairro também têm dois miradouros bem conhecidos, Graça e Senhora do Monte. Muitas das pessoas que costumavam viver aqui foram expulsas por rendas crescentes e alojamentos de aluguer temporário surgiram no seu lugar, o que lhes retirou um pouco do seu carácter cativante.
Alfama: não só é o bairro mais antigo e mais típico de Lisboa, como também o segundo mais antigo da Europa. Uma espécie de aldeia no meio da capital, tem um lado pitoresco e tradicional, com uma comunidade relativamente pequena e unida. Em Alfama a vida continua como há séculos. O bairro é conhecido pelos seus pequenos restaurantes e casas de fado, e em Junho as suas ruas são o local das famosas festividades de Santos Populares. Fique num dos nossos belos hotéis boutique ou de luxo em Alfama, em Lisboa, ou opte por uma encantadora casa de hóspedes nas ruas de pedra desta zona histórica de Lisboa.
Bairro da Lapa e Estrela: neste bairro tradicional pode sentir a grandiosidade da velha Lisboa. Historicamente escolhida pela nobreza e pela classe alta para viver, é uma área residencial por excelência, e é muito bonita para andar a pé. Este elegante bairro tem também alguns dos melhores hotéis boutique que pode encontrar em Lisboa.
Bairro Alto: à noite torna-se o paraíso das corujas noturnas. Como a maioria dos bares são relativamente pequenos, as pessoas acabam por se espalhar pelas ruas estreitas com a bebida na mão, criando uma atmosfera muito especial, como se fosse um festival de rua. Aqui pode ficar num dos nossos exclusivos bed & breakfasts em Lisboa ou num dos hotéis de luxo da moda.
Este bairro faz parte da paróquia da Misericórdia e caracteriza-se pelas suas ruas estreitas de calçada, casas antigas e comércio tradicional. Em 2010 foi classificado como um Site de Interesse Público. Tenha cuidado! Em época alta, esta área é inundada por turistas.
Mouraria: este bairro é também conhecido como o berço do fado e é atrativo pelo seu multiculturalismo e, ao mesmo tempo, pelo seu carácter tradicional. Existem restaurantes e lojas de vários países, assim como várias casas de fado e tabernas típicas. O Largo do Intendente, que tem uma das mais belas fachadas de azulejos da cidade, e o Colégio dos Meninos Órfãos, na Rua da Mouraria, com as suas escadas de azulejos, merecem bem uma visita.
Cais do Sodré: localizado junto ao rio, outrora uma zona desonesta e algo esquecida, esta zona tornou-se um ponto obrigatório para a vida noturna de Lisboa, especialmente desde a abertura da Musicbox e da Pensão Amor. A famosa Rua Cor-de-Rosa tem uma mistura de pessoas muito diversificada, que se espalha entre bares e discotecas, bebidas na mão durante toda a noite. É também um bom lugar para passear ao longo do rio durante o dia. No lado oeste da praça encontra-se a cúpula do famoso Mercado da Ribeira, gerido pela revista Time Out Lisbon, com bancas dos melhores restaurantes dos chefes de cozinha da cidade. Neste bairro da moda, pode sentir o lado autêntico de Lisboa, ficando num dos nossos elegantes apartamentos de férias auto-suficientes.
Príncipe Real: o bairro da moda de Lisboa, a zona por excelência onde se concentram novos restaurantes e lojas alternativas. Sendo um bairro predominantemente residencial, é bastante sossegado. Caracteriza-se por palácios, museus, lojas de antiguidades e espaços verdes. O jardim do Príncipe Real é ideal para relaxar e o belo miradouro de São Pedro de Alcântara convida para uma visita prolongada. Ao descer a colina, cruzar-se-á com o distrito de São Bento, um dos nossos favoritos para fazer compras, onde encontrará pequenas lojas com tudo e depois algumas, e restaurantes para todos os gostos.
Bica e Santa Catarina: bairros pequenos mas hipsters, muito semelhantes a Alfama. Visite o Mirador de Santa Catarina e o seu conhecido elevador.
Santos: está a tornar-se cada vez mais o distrito de design de Lisboa. Atrás do Largo de Santos encontram-se as ruas estreitas do típico bairro de Madragoa, que, tal como Alfama, era onde vivia a comunidade de pescadores. Este bairro é hoje conhecido pelas suas típicas tabernas, petiscos (a versão portuguesa das tapas) e casas com fachadas revestidas de azulejos. O Museu de Arte Antiga e o Museu do Oriente é uma visita obrigatória. Depois de Santos-o-Velho é Alcântara, mais adiante, que tem vários armazéns antigos convertidos em restaurantes, especialmente em Docas de Santo Amaro (a marina sob a ponte 25 de Abril) e na LX Factory, um dos pontos mais badalados de Lisboa.
Belém: plana e virada para o rio, tem belos jardins para descansar ou ler um livro em frente ao belo Mosteiro dos Jerónimos. A Torre de Belém, o Planetário e os Monumentos dos Descobridores estão também a poucos passos de distância.