Douro & Portugal do Norte - História, parques nacionais e vinho do Porto
Belo, exuberante, histórico e tradicional – Eis uma definição do Norte de Portugal para si. Esta vasta área possui algumas das mais impressionantes regiões e cidades do país. Na realidade, podemos dividir o Norte em 3 províncias bem distintas: o Douro, famoso pelo seus Vinhos do Porto, o Minho (onde se produz o suculento Vinho Verde) e o menos conhecido mas igualmente belo Trás-os-Montes (destacando-se não pela sua produção vinícola mas sim por ser ainda a zona mais autêntico e selvagem).
Apesar de existirem bastantes semelhanças entre estas 3 províncias, sobretudo no que diz respeito às suas tradições bem enraizadas e a natureza acolhedora do seu povo, existem algumas nuances bem características de cada uma desta províncias.
Cidades
Guimarães, a primeira capital de Portugal e Património Mundial da UNESCO, com o seu castelo e as suas muralhas medievais, assim como um centro histórico muito bonito e bem preservado, esta é uma cidade particularmente encantadora. O Palácio dos Duques de Bragança datando do século XV é impressionante e muito provavelmente um dos mais elegantes da Europa. As Igrejas de S. Miguel (Roman), Santos Passos (Baroco) e o Mosteiro de Stª Marinha da Costa são também monumentos a não esquecer de visitar.
Braga: Pode até não ter tanto charme como Guimarães, mas não deixa de ser uma das cidades monumento mais belas do país. Esta é de certa forma a capital religiosa portuguesa, tendo em conta o número de belas e elegantes igrejas que aí se encontram. Recomenda-se a visita ao Santuário de Bom Jesus. No entanto recomenda-se que esteja em boa forma física tendo em conta que as famosas escadas que o levam até lá não são fáceis de subir!
Viana do Castelo: Encontrará o belo santuário de Santa Luzia, no alto da sua colina e ficará deslumbrado pelas vistas que este santuário oferece sob esta cidade encantadora que o convidam a explorá-la mais aprofundadamente.
Para os amantes de natureza selvagem e de uma beleza extrema, recomendamos uma visita ao parque natural do Gerês. Atenção, prepare-se para uma bela caminhada a pé, visto que existem lugares a serem imperativamente visitados com acesso proibido a veículos a motor por questões de preservação do Parque. E para além da sua beleza monumental, a região do Minho é também uma óptima base para visitar Espanha. Os invernos da região sendo frios e húmidos, contrastam com a imagem habitual de Portugal ensolarado. Em contrapartida encontrará aqui uma região de natureza exuberante e com uma rara beleza e riqueza histórica.
Cidades
Douro foi abençoado pela sua produção vinícola e pelas suas belas vinhas sob o rio, onde se produz o mundialmente famoso e saboroso Vinho do Porto. Pode observar a sua produção ao longo dos vales do rio onde importantes marcas de Vinho do Porto tais como Cockburns, Taylors, Sandeman se encontram em destaque nos gigantes Outdoors ao longo das encostas. Esta é uma região densamente povoada, com pequenas aldeias espalhadas entre as paisagens, vinhas e belas colinas que parecem debruçar-se vertiginosamente à beira rio. Um cruzeiro pelo rio Douro acima proporciona-lhe um panorama inesquecível e dar-lhe-à a conhecer uma das províncias mais deslumbrantes de Portugal. Como em boa parte do Norte do país, no Douro o clima não é estável nem ameno como no ensolarado sul de Portugal. As temperaturas podem ser bastante baixas durante o Inverno, mas vale sem dúvida a pena visitar esta zona do país pela sua muito própria e exuberante beleza natural.
Trás-os-Montes é uma terra misteriosa e algo remota, mesmo para os próprios portugueses.Bastante isolada do resto do país durante séculos, esta região desenvolveu-se de forma muito independente adquirindo costumes peculiares e muito próprios, tendo os seus dialectos e crenças. Algumas zonas, tais como Mirandela, possuem inclusivé a sua própria língua (Mirandês). No passado, muitas pessoas fugindo a perseguições, encontraram em Trás-os-Montes um sítio pacífico onde podiam afirmar livremente as suas crenças, como por exemplo os Judeus fugindo à inquisição. Ainda hoje, Trás-os-Montes mantém um certo isolamento que faz com que seja a região de Portugal menos conhecida, apesar de possuir maravilhosos cenários de granito robusto, numerosos rios, lagos e paisagens verdadeiramente poderosas. Tudo isto torna esta região impressionante e desconhecida, longe da confusão. Esta é uma zona perfeita para trekking e caminhadas. Os parques naturais de Alvão, Douro Internacional e Montesinho, são excelentes escolhas possuem diferentes trilhas preparadas para diversos níveis. Outras das riquezas dos Trás-os-Montes são os seus elegantes Spas. O Spa de Vidago, localizado numa zona muito atraente encerra durante os meses de Inverno. Por outro lado, o Spa de Chaves, mantém-se aberto durante todo ano, os seus visitantes podem aproveitar um banho em águas aquecidas por tubulações a 73º. Atenção, bebê-la é de facto uma muito má ideia, tendo em conta o teor elevado de bicarbonato de sódio que esta possui na sua composição. Em contrapartida, um mergulho nestas águas dar-lhe-á a sensação de rejuvenescer 10 anos.Minho
Minho é considerado o berço da nação portuguesa e portanto a região mais antiga do país. É também um dos sítios mais belos, abençoado por vales à beira rio, prados, vinhas e uma costa rochosa. Aqui, a vida ainda é influenciada por antigas tradições bem enraizadas e o ritmo quotidiano mantem-se bastante tranquilo, embora este acelereem reuniões sociais onde se aprecia sem restrições o delicioso vinho verde, tradicionalmente bebido em tigelas de porcelana. Tendo em conta a sua importância histórica, esta região está repleta de monumentos e cidades muito interessantes.
As nossas coleções
Não sabe para onde ir? Deixe nossas coleções te inspirarem.