Aonde ficar em Comporta

A Comporta, na costa ocidental da região alentejana de Portugal, tem sido um segredo cuidadosamente guardado durante as últimas décadas, quando era conhecido apenas por alguns insiders portugueses e do jet set europeu. A paisagem selvagem e quase intocada, as infinitas praias arenosas, os exuberantes campos de arroz e as pequenas aldeias piscatórias chamaram recentemente a atenção do resto do mundo. Ainda intacto, é definitivamente tempo de visitar este lugar antes que mude demasiado.
Não existem grandes resorts nem muitos hotéis na área (ainda). A maioria dos alojamentos são hotéis de luxo, tais como o Sublime Comporta Country Retreat & Restaurant e a Quinta da Comporta, ou são casa de praia lindamente decoradas situado no meio de infinitos pinhais ou são antigas casas de pescadores restauradas nas dunas de areia perto da praia. Selecionámos cuidadosamente apenas os melhores hotéis da Comporta, assim como as mais belas casas de férias perto da pitoresca aldeia da Comporta. Dê uma vista de olhos

 

Comporta - metade refúgio natural, metade destino hip

Comporta e Carvalhal são duas pequenas localidades da costa vicentina alentejana, que têm o privilégio de partilhar uma orla marítima com mais de 50 km de praia (a mais longa da Europa) a apenas uma hora de Lisboa. Este litoral, quase virgem, com muito pouca construção na praia, estende-se desde a península de Tróia até Sines. A Comporta e o Carvalhal localizam-se na margem sul do estuário do Sado, com verdes arrozais, infindáveis pinhais e a dois passos do Parque Natural do Estuário do Sado. Estas três localidades têm acesso direto à praia, mas sempre respeitando o meio ambiente e com um serviço de apoio bem organizado. As casas são antigas cabanas de pescadores com piso de areia, muitas cobertas por ninhos de cegonhas. A área foi recentemente reconstruída por um jet set internacional que começou a se refugiar aqui por volta dos anos 90, daí seu ar hippie-chique. No Parque Natural, visita obrigatória, é possível avistar golfinhos selvagens.

Praias e restaurantes na Comporta

As melhores praias da Comporta e Carvalhal:

Praia do Pêgo e Praia do Carvalhal – Carvalhal
Uma praia chique com um pouco mais de gente durante a época alta. Os restaurantes "Sal", "O Dinis" e "Sublime Beach Bar" na praia são bastante caros. Os bares são um pouco menos caros e têm boa música.

Praia da Comporta – Comporta
Igual à Praia do Pêgo

Praia da Aberta Nova
Esta praia está relativamente vazia e está localizada a poucos quilómetros a norte de Melides. Há um pequeno bar. O mar é um pouco mais selvagem do que nas praias da Comporta e Carvalhal.

Praia da Vigia
Esta praia está quase sempre vazia e situa-se na costa norte da lagoa de Melides. Terá de caminhar os últimos 300 metros até à praia. Não há bar, por isso tragam um cesto de piquenique.

Os melhores restaurantes da Comporta

Cavalariça – Comporta
Cozinha tradicional portuguesa de alto nível

Jacaré – Comporta
O spot do momento

Dona Bea - Comporta - cerca de 1 km antes de chegar à Comporta (a partir do sul)
Excelente. Pratos de peixe e comida alentejana.

O Fadista - em Melides
Boa comida local - recomenda-se a reserva com antecedência.

Tosca – Melides
Restaurante Italiano – bela decoração e ambiente simpático, comida excelente

Vila Marisco - em Grândola
Peixe, carne e pratos alentejanos. Simples, mas muito bom. Belo terraço.

Ti Lena - na aldeia de "Deixa o Resto"
A melhor carne da região (entrecôte galego). Boa barra de gin e localização relaxante. O Entrecôte não é barato mas mais do que suficiente para 2 pessoas.

A Talha – Grândola
Muito bom. Cozinha tradicional alentejana. Um pouco mais caro.

Casa de Pasto – Grândola
Simples e muito bom. Cozinha tradicional alentejana. Preços moderados.