Guia dos melhores hotéis boutique e de luxo, apartamentos de férias em Londres

Todos as grandes cidades têm os seus clichés, mas quase nenhuma outra cidade europeia traz tantas imagens típicas à mente como Londres. Nesta capital multicultural, selecionámos alguns hotéis boutique particularmente encantadores em Londres, de onde se pode partir para descobrir as peculiaridades carismáticas dos ingleses e a magia da sua capital. Porque não ficar num dos nossos autênticos bed & breakfast em Londres Belgravia, Chelsea ou Notting Hill, ou para uma ocasião especial num hotel de luxo em Londres Kensington. Navegue pela nossa seleção e não hesite em escrever-nos se não encontrar o que procura.

Londres: o melhor do multiculturalismo

A cidade alfa original do mundo. Samuel Johnson disse uma vez que "Aquele que está cansado de Londres está cansado da vida". Pode parecer uma afirmação ousada mas, na verdade, ninguém no seu perfeito juízo pode nunca se aborrecer em Londres. Há simplesmente demasiado para ver e, por isso, nesta vibrante cidade multicultural. A capital da Inglaterra tem infinitas oportunidades para desfrutar de muitas atividades culturais, banquetear-se com toda uma gama de delícias culinárias nacionais e internacionais, e experimentar a vibrante vida noturna. Há simplesmente demasiado para ver e experimentar nesta cidade multicultural para se aborrecer. Algumas estatísticas sublinham isto: comprar até cair - 30.000 lojas tornam isso possível. Pura cultura com mais de 300 museus e galerias. Mais de 6000 restaurantes trazem os sabores de todos os países a Londres. E não se esqueça da música: seja clássica, pop ou rock - há sempre música ao vivo a tocar num dos mais de 400 palcos de concertos.

Os mercados de Londres cheios de curiosidades e tesouros também são lendários. Há demasiados para enumerar aqui. Portobello, Camden Market, Brick Lane e Notting Hill estão entre os mais conhecidos, mas se continuar a pesquisar, encontrará incontáveis mais. Estamos apenas a arranhar a superfície aqui. Apesar da sua imponente dimensão e vitalidade, Londres é, em última análise, uma coleção de muitas pequenas aldeias.

E se a selva de casas do centro de Londres já não for apelativa, poderá fugir para um dos muitos parques verdes por toda Londres. Greenwich Park, Hampstead Heath, Regents Park e Clapham Common e Hyde Park proporcionam um excelente acesso ao espaço verde.

Londres - cultura e atividades

Londres é quase demasiado grande para se poder conhecer. Imensa em tamanho e património, leva tempo a desfrutar de tudo o que tem para oferecer e é impossível ficar aborrecido aqui, há sempre algo a fazer. Mesmo para aqueles que a conhecem bem, haverá sempre um cantinho escondido a descobrir, um pequeno mercado que desconhecia, uma pequena rua ou praça encantadora onde se pode conhecer um pouco mais da alma de Londres. Em qualquer caso, tentaremos resumir os seus pontos mais conhecidos.

O Palácio de Westminster, que alberga as duas Câmaras do Parlamento, é um edifício gótico vitoriano. Construído em meados do século XIX para substituir o antigo edifício do Parlamento, que foi destruído num incêndio, a sua fachada, com os seus pináculos pontiagudos, é uma das imagens mais famosas da cidade. E ao redor do Palácio estão dois dos seus outros ícones: o famoso Big Ben, uma torre de 106 metros de altura que alberga quatro relógios, um em cada uma das suas faces. E a Torre Victoria, que alberga cópias de todos os Atos do Parlamento desde o século XV.

A Abadia de Westminster, por outro lado, é a igreja mais antiga e mais famosa de Londres. O local das coroações reais - desde Guilherme, o Conquistador, no século XI - e o túmulo dos monarcas, esta abadia - construída ao longo de vários séculos em sucessivas alterações - tem sido o local de muitos acontecimentos importantes na história do Reino Unido. Outro dos marcos mais conhecidos da cidade é a Torre de Londres. Embora durante muitos séculos tenha sido sinónimo de horror, uma vez que aqueles que ofenderam o rei foram aqui aprisionados e torturados, hoje é uma das atracões mais visitadas. Aloja as Joias da Coroa.

O Palácio de Buckingham, a residência oficial da Família Real desde meados do século XVIII, é outra das atracões a visitar se estiver em Londres. A Rainha Isabel II reside atualmente aqui, e a famosa Mudança da Guarda tem lugar em frente ao palácio. A Catedral de S. Paulo é a segunda maior igreja do mundo - a seguir apenas à Basílica de S. Pedro em Roma. Esta enorme igreja de meados do século XVII, que testemunhou alguns dos acontecimentos mais importantes da história britânica recente, é mais notável pela sua cúpula, composta por três galerias circulares.

Outros monumentos e locais de interesse incluem a Tower Bridge, a ponte mais famosa de Londres, o London Eye - uma roda gigante construída no ano 2000 para celebrar a passagem do milénio e da qual se tem uma vista panorâmica espetacular da cidade - e o Palácio Kensington, também lar da Família Real.

Piccadilly Circus - a praça mais conhecida de Londres, famosa pelos seus sinais iluminados - é o local de encontro preferido dos londrinos. E a Praça Trafalgar - ou Trafalgar Square, construída para comemorar a vitória do Almirante Nelson sobre a Armada Franco-Espanhola - é também muito famosa. Covent Garden, com o seu famoso mercado, é um dos bairros mais encantadores da cidade. Também imperdível é The Shard, o arranha-céus mais alto da União Europeia - com 310 metros de altura - e Chinatown, a Chinatown de Londres.

Gastronomia em Londres

Mesmo se passar muito tempo em Londres, não conseguirá sequer arranhar a superfície das experiências culinárias a descobrir na capital da Inglaterra.  Se estiver interessado na gastronomia, então os muitos mercados de Londres oferecerão amplas oportunidades para experimentar todo tipo de produtos, comidas e bebidas. 

A oferta gastronómica de Londres é muito variada graças às diversas origens de muitos dos seus cidadãos, que a têm enriquecido ao longo dos séculos. Londres é capaz de satisfazer todas as nacionalidades e gostos alimentares, desde passar tempo a explorar os restaurantes em Chinatown até comer nos muitos restaurantes incríveis indianos e asiáticos localizados em Southall, aqueles que procuram uma grande experiência culinária e sensorial não ficarão desapontados com o que Londres tem para oferecer.

Apesar da influência internacional, tentaremos ater-nos aos pratos típicos e tradicionais, porque, apesar do que as pessoas possam dizer, vale a pena experimentar a gastronomia local.

Que melhor forma de começar do que falar de um dos mais famosos pratos britânicos: peixe e batatas fritas. Um dos primeiros pratos a ser vendido como takeaway, é agora um dos pratos mais populares da cidade. O peixe - geralmente bacalhau ou pescada - é panado, frito e depois acompanhado por batatas fritas temperadas com sal e vinagre.

Outro dos pratos mais conhecidos é a carne assada: carne grelhada que é normalmente temperada com molhos de mostarda ou wasabi e acompanhada por legumes cozidos, como batatas ou brócolos. Depois há todo o tipo de tartes que podem ser recheadas com uma variedade de ingredientes, tais como carne, frango com cogumelos ou salsichas com batatas. As salsichas inglesas, em particular, são muito populares em Londres. Outro prato de destaque é Beef Wellington - um pedaço de lombo de vaca preparado com foie gras, molho de cogumelos, presunto e embrulhado em massa folhada, com o nome da vitória de Wellington sobre Napoleão na Batalha de Waterloo. Outro prato simples e muito bem sucedido é o Welsh Rarebit - um molho feito com queijo, mostarda e pimenta e servido em tostas ou com carne.

E não se esqueça, não há nada melhor do que um bom chá inglês da tarde para ser servido depois de um longo dia a descobrir a cidade.