Região de Berlim Brandemburgo
A região de Berlim Brandemburgo é composta por 5 cidades independentes e 14 distritos, dos quais a cidade de Berlim e Potsdam, a capital do estado de Brandemburgo, representam 80% da população. Potsdam foi residência dos reis prussianos e do Kaiser alemão até 1918 e é conhecida pela sua contribuição para a Era das Luzes com o cuidadoso equilíbrio entre arquitetura e paisagem, recordando aos residentes a sua relação com a natureza e a razão. Famosos e definitivamente dignos de uma visita são os parques e palácios de Sanssouci, o maior Património Mundial da Alemanha.
Mas o distrito mais famoso da região de Berlim Brandemburgo é claramente a cidade de Berlim, que consiste em numerosos bairros chamados "Kieze" que são como as próprias pequenas cidades e que todos têm a sua própria história. Muitos berlinenses nunca deixam os seus Kiez, a não ser que seja realmente necessário.
Os bairros no centro da cidade são Mitte, Friedrichshain-Kreuzberg, Neukölln e Charlottenburg-Wilmersdorf, dos quais apenas Charlottenburg-Wilmersdorf pertencia à antiga Berlim Ocidental. Os outros três são pontos quentes culturais vibrantes que passaram por transformações espantosas desde a queda do muro.
O oeste de Berlim é uma mistura de rios e lagos claros, vastas paisagens verdes e vida urbana animada. É melhor descobrir nas suas intermináveis pistas para bicicletas através de Spandau und Steglitz-Zehlendorf e caminhar pelas ruas comerciais de Tempelhof-Schöneberg.
Os Kieze, no leste da cidade, destacam-se por serem todos diferentes uns dos outros. Pode visitar palácios imperiais em Pankow ou ficar deslumbrado com o "echte Platte", uma memória de viver em blocos de apartamentos de betão pré-fabricados, em Berlim Marzahn que está espantosamente a ficar na moda. O leste também lhe oferecerá o maior jardim zoológico da Europa em Lichtenberg.