Guia dos melhores hotéis boutique e de luxo e apartamentos de férias em Berlim

A vibrante ambiente multicultural de Berlim, museus, monumentos e tolerância de todos os aspetos da vida fazem dela uma das grandes capitais do mundo, com uma atmosfera simplesmente única. Quer saber porque é que esta cidade define as tendências que outros seguem, seja na arte, nos negócios ou na cultura subterrânea? Oferecemos-lhe uma seleção dos melhores e mais bonitos hotéis e apartamentos de charme na capital alemã. Berlim tem muito a oferecer, atreve-se a descobri-lo?

Berlim - na moda, elegante e tolerante

A capital alemã é um caldeirão de culturas de tendências, vanguarda, arquitetura moderna, história e extravagância. O equilíbrio perfeito entre passado e futuro. Berlim é uma cidade vibrante, cheia de cultura, e o melhor museu que se pode encontrar aqui são os restos do Muro de Berlim, vestígios da dura história da Alemanha. A cidade oferece uma vasta gama de atracões turísticas e atividades emocionantes, visitas e excursões que farão com que os visitantes se sintam parte da sua cultura. Lugares como o Museu DDR, Checkpoint Charlie, a Ilha dos Museus de Berlim ou o Portão de Brandenburgo são apenas algumas das grandes atracões que esta cidade tem para oferecer. Viaje para Berlim e desfrute de uma saborosa Currywurst com uma boa cerveja e descubra porque é que o turismo em Berlim aumenta ano após ano e porque é que a capital alemã é tão atrativa para qualquer viajante.

A atmosfera em Berlim

A sua reputação de se divertir, que só parece ter aumentado desde a queda do muro de Berlim, está bem fundada. A cidade define frequentemente as tendências que outros seguem, seja na arte, nos negócios ou simplesmente na cultura subterrânea - e é fácil de ver porquê. Há um verdadeiro burburinho criativo sobre esta das cidades mais cosmopolitas. É um centro de tecnologia e design e contracultura como nenhum outro lugar na Alemanha, ou na Europa, aliás. Também não tem medo de correr riscos e seguir em frente a todo o vapor, quaisquer que sejam os obstáculos. Um dos vencedores de tudo isto é certamente qualquer visitante a Berlim. Apesar de tanto para ver e fazer, é ainda uma cidade com um toque humano.

Berlim é atualmente uma das cidades mais populares e fascinantes do mundo. E não só devido ao seu passado recente, mas sobretudo devido aos seus numerosos espaços verdes, à sua impressionante arquitetura e, claro, à sua pulsante vida noturna: um paraíso para a cultura jovem alternativa! Berlin Mitte (antiga Berlim Oriental) é considerada o epicentro do movimento underground - com numerosos restaurantes da moda, assim como bares e discotecas vibrantes. O marco da cidade - a Porta de Brandenburgo - provavelmente encarna melhor Berlim, recordando aos seus habitantes o passado, bem como o presente e o futuro.

Gastronomia e pratos típicos de Berlim

A cozinha de Berlim é fortemente influenciada pela região de Brandemburgo. Isto é evidente na escolha de carne de porco, aves e peixe branco, bem como vegetais como couve, nabos e batatas como ingredientes principais. 

Estes são utilizados para confecionar pratos saborosos como Eisbein, joelho de porco em salmoura; Kassler, um corte de porco curado em sal e ligeiramente fumado com chucrute e puré de batata; Königsberger Klopse, almôndegas de carne cozidas num molho branco com alcaparras; Apfelmus, um rico puré de maçã; e Leberwurst, uma salsicha de figado servida com puré de batata.

O peixe é também uma das principais atracões da cozinha berlinense. Os destaques incluem enguia 'verde' (Aal grün) com pickles (Spreewälder Gurken) e a perca cozinhada em molho de cerveja. Outra variedade popular de peixe é o arenque que, em Berlim, é cozinhado de muitas maneiras, tais como Rollmops, rolos de arenque com pepino, que são o lanche mais popular na Alemanha, ou Brathering, que consiste em arenque frito numa marinada de vinagre. 

Na terra da cerveja, a capital da Alemanha não podia ser deixada para trás. As cervejas mais importantes são a Berliner Weiße (nativa da cidade) e a Weißbier, uma cerveja leve que é normalmente bebida sozinha ou com um salpico de xarope de framboesa. Bockbiere, uma cerveja mais encorpada, também é popular. 

As sobremesas alemãs têm uma reputação bem merecida. Os mais conhecidos são o Berliner Pfannkuchen (bolas de Berlim), que podem ser enchidas com compota de aplerce ou morango e coberto com açúcar. E não podemos esquecer o Rote Grütze, uma deliciosa sobremesa feita com ginjas (Saure Kirschen), bagas vermelhas e pretas e framboesas, servidas com leite ou natas. Finalmente, não se pode deixar Berlim sem provar os deliciosos Käsekuchen (cheesecake) e Apfelkuchen (tarte de maçã).